Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curta Partilha, Curta Opinião

03
Mai20

A vacina e a sua demora

Para os menos e também para os mais esclarecidos sobre a "demora" de uma vacina para o covid-19, realizei esta pequena infografia que elucida um processo normal de produção de uma qualquer vacina.

Recentemente, o diretor geral de saúde do Reino Unido apontou que uma produção em massa em 2021 seria pouco realista. Mesmo a investigação em estado avançado da Universidade de Oxford, diz-nos que só daqui a 6 meses poderão chegar a algumas conclusões mais definitivas. Felizmente ou infelizmente, até à data e durante os próximos meses, o tratamento mais eficaz será certamente o distanciamento social e as regras de higiene.

Contudo, no final de todas as contas, será mais uma vez a ciência e o progresso científico a salvar a humanidade. Tal como o fez quando descobriu o mundo microbiano (bem lá atrás) e que os médicos e as parteiras deviam lavar as mãos e esterilizar todos os instrumentos que usavam; quando erradicou a varíola; quando reduziu estrondosamente a área do planeta infetada por mosquitos portadores de malária; ou quando conseguiu aumentar progressivamente os anos de vida que uma criança com um diagnóstico de leucemia pode viver. Com isto e não só durante estas fases críticas, defenderei sempre que os tratamentos científicos são milhares de vezes mais eficazes do que todo o resto da desinformação, demorem o tempo que demorarem na sua conceção.

Produção de uma Vacina_PsiVítor Saraiva.png